sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oi gnt. Fiquei uns dias sem vir aqui, correria. 
Bom, muitas pessoas sabem que sou estudante de psicologia e infelizmente minha facul ta de greve (UFG Campus Catalão). Então hj, em nome da boa saúde mental resolvi fazer um post sobre uns dos transtornos mentais mais comuns e que eu estava estudando ( e ainda estou, hahaha) o Transtorno Somatoforme.
Os transtornos somatoformes giram em torno de sintomas físicos para os quais não conseguimos encontrar uma causa física específica, ou seja, sintomas que se apresentam no corpo sem causa orgânica justificável. Para ficar mais claro, a pessoa sente sintomas físicos como dor, paralisia, cegueira, surdez que não tem causa física, ou seja, não há dano nenhum para o corpo, o que supõe que tem origem psicológica. Falando popularmente: 'é coisa da cabeça mesmo' Realmente existe essa dor, ou essa cegueira, ou paralisia só que é vinda da sua cabeça mesmo.
Existem cinco transtornos somatoformes: Somatização, Hipocondria (mais conhecido), Conversão, Dor e Transtorno dismórfico corporal.
Resumindo brevemente:
Somatização a pessoa se queixa e busca tratamento para inúmeros sintomas físicos (fraqueza, desmaio, problemas urinários, náusea, etc). 
Hipocondria a pessoa interpreta, fora da realidade, os sinais físicos como evidências de doenças sérias conduzindo a altos níveis de ansiedade e medo. Por exemplo: A pessoa sente uma dor de cabeça e interpreta como se ela tivesse com um câncer no cérebro e fosse morrer e etc. Ou seja, fora da realidade.
Esses dois tipos tem como características o fato de que as pessoas com esses tipos de sintomas estão frequentemente buscando médicos, tem uma farmácia doméstica e quase sempre não acreditam no que o médico fala. Óbvio. Se vc ta com dor, se sentindo mal e vai ao médico e ele diz que vc não tem nada, muito provavelmente vc vai xingar ele tudo (não pra ele, é claro) e simplesmente vai procurar outro e outro e outro se for preciso. Ai é que está a grande questão. Os médicos poderiam ter a sensatez de explicar ao paciente que, se feito todos os exames possíveis e não for encontrado nenhum dano físico ao corpo que justifique o sintoma, pode ser um problema da ordem psicológica e ai sugerir a visita a um profissional de psicologia e, principalmente, conscientizar a pessoa que de isso não é a última coisa do mundo pq as pessoas tem tendência  de não aceitar e ter um certo preconceito qdo se remete a uma doença psicológica. Em primeiro lugar fique calmo, vc não está doido da cabeça. rsrsrs
Conversão é quando o indivíduo apresenta um ou mais sintomas físicos no sistema músculo-esquelético ou sensorial, ou seja, paralisias, convulsões, cegueiras, surdez, visão em túnel, anestesia (perda de sensação) ou parestesia (ferroada ou formigamento). Em muitos casos está intimamente ligada a atividade que a pessoa exerce, por exemplo, pilotos de avião que voam à noite tem tendência a desenvolver cegueira noturna; violinistas tendem a desenvolver paralisia ou cãimbras na mão. Em contrapartida com a somatização e a hipocondria, o indivíduo que apresenta sintomas de conversão tem pouca ou nenhuma preocupação com o sintoma. os sintomas podem mudar com as mudanças no estresse, por exemplo, um indivíduo pode ficar com a mão paralisada antes de um exame.
Transtorno de dor é a queixa de dor, em qq parte de corpo. São muito preocupados com seu problema.
Transtorno Dismórfico Corporal é a preocupação em relação a algum defeito imaginário na aparência física como preocupação excessiva com relação a uma verruga ou à forma do nariz e etc.


Todos esses transtornos merecem atenção e cuidado, pois podem levar o indivíduo a retração social, a disfunção ocupacional (não dar conta de realizar tarefas simples do dia a dia ou do trabalho) e em um caso mais extremo até ao suicídio. É claro que no diagnóstico se leva em consideração a frequência dos episódios, ou seja, se vc sentiu isso uma ou duas vezes, não se rotule no quadro e o mais importante, procure um profissional de psicologia que está apto a te ajudar.
Curiosidades: Estima-se que 2% da população experimente diversos transtornos somatoformes e as mulheres tendem mais a ser diagnosticadas, mas isso  tem que levar em consideração o fato de que as mulheres procuram ajuda mais que os homens. Há uma questão sobre a possibilidade de simulação de enfermidade para obtenção de alguma vantagem. Isso de fato pode ocorrer mas em apoio a realidade dos somatoformes estão as pesquisas sobre o efeito placebo. Indivíduo que se enquadram recebem tratamento com placebo e apresentam melhora.
Portanto se vc conhece alguem que se queixa bastante e sempre vai ao médico e nunca é nada e vc vive se queixando que a pessoa "reclama demais" abra o olho, pode ser que ela esteja sofrendo de um transtorno somatoforme.!!


Serviço de utilidade pública. hahah
beijoss
boa sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário