quinta-feira, 21 de junho de 2012

Buenas Tardes. hehe
Descobri que tenho que andar com câmera digital igual eu ando com a chave do carro. Ontem no arraiá da Prefeitura aqui de Catalão tinha cada peça que só Deus e quem foi sabe. Inclusive, eu e minha amiga Carol Chaud, conseguimos visualizar a imagem da gnt no futuro, se a carruagem continuar a andar do jeito que tá, através de duas personalidades que estavam lá: HILÁRIASSS.
Aproveitando vou falar de festa Junina.


Existem duas versões para o termo festa junina. A primeira diz que o termo surgiu por causa das festividades que ocorrem em Junho, outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam homenagem a São João e no princípio a festa era chamada de Joanina.
Os historiadores dizem que essa festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, com grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. 
Da França (minha terra, rsrs) veio a dança marcada, característica típica das danças nobres francesas. 


A tradição dos fogos de artifício veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora para fabricação de fogos. 


Da Península Ibérica teria vindo a tradição das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.


Todos esses elementos culturais foram se mesclando aos aspectos culturais brasileiros.
No Brasil a festa ganha grande expressão na região Nordeste, embora esteja presente em todo canto do país. Como é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro, a festa é feita para homenageá-los e tb como é uma região de muita seca, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer a chuva.


O mês de junho tb é a época da colheita do milho, influenciando nas comidas típicas que são feitas, em grande parte, desse alimento: pamonha, cural, milho cozido, bolo, pipoca, doces.
A tradição incluem as fogueiras, balões, quermesses ou grupos festeiros que vão andando e cantando pelas ruas da cidade e, principalmente, as simpatias dos Santo Casamenteiro. hehe
Como não poderia deixar de falar existem as roupassss de quadrilha.
Tem gnt que capricha, mais tem gnt que sai com cada uma que Deus me livre. O mais importante é que se saiba que festa junina, não é festa brega.!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário